Minas Gerais começa aqui!

Passa Quatro tem uma situação geográfica privilegiada, tanto por suas belezas naturais, como por sua posição estratégica estando a 38km da via Dutra e no centro do triângulo que liga as capitais São Paulo (248km), Rio de Janeiro (260km) e Belo Horizonte (435km).

Cortada pela Estrada Real é uma pequena cidade do interior espalhada por um extenso vale no coração das Terras Altas da Mantiqueira. Está a 970 metros de altitude, clima seco, temperatura média anual de 22 graus e no inverno facilmente chegando à temperaturas negativas. Seus casarões do início do século XX, dão um toque todo especial em sua arquitetura eclética, herança de seus imigrantes.

O município possui alguns dos picos que estão entre os maiores do país, como: Pico da Pedra da Mina 2.797, Três Estados 2.656, Capim Amarelo 2.491, Maríns 2.422, Itaguaré 2.308 e outros.

Passa Quatro espera por você!

img

Cachoeira da Gomeira

Formada por várias quedas, a maior delas com 40m, ideal para “rappel”, num cenário de rara beleza. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidroelétrica da cidade, umas das primeiras do Brasil, em 1911. Localizada no Distrito de Pinheirinhos a 3km do asfalto. Fácil acesso.

Floresta Nacional de Passa Quatro

Administrada pelo IBAMA, o parque foi criado em 1948. São 332ha de matas nativas e exóticas. Possui um pequeno museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais. Fonte de água mineral, lago, a cachoeira do Iporã e viveiros de mudas que são comercializadas. Pioneira na criação de trutas Arco Íris, possibilitou que o município, hoje, disponha de vários pesqueiros, revelando um segmento turístico e financeiro expressivo.

Ingazeiro

Entre a estrada da Toca do Lobo e à margem do Rio Quilombo, um presente centenário da natureza: uma enorme árvore, o ingazeiro. Pertence à família das leguminosas, cujos galhos têm a dimensão de troncos, formando uma copa de 30m de diâmetro. Entre o olhar contemplativo e o som das águas do rio, convite para um pique-nique ou um simples descansar. Localizado na Fazenda dos Paivas, a 5km do asfalto.

Pico do Itaguaré

Situado no bairro do Sertão dos Martins, na divisa entre Minas e S.Paulo o Pico do Itaguaré tem 2.308m de altitude. São 3hrs de trekking a partir de sua base para subir e 2:15hrs para descer. A metade do caminho se faz dentro de uma mata fechada que torna o caminho mais refrescante e o restante em céu aberto com uma paisagem indescritível. Não tem escalada que necessite de corda ou qualquer outro equipamento.

Maria Fumaça

Passeio de trem na “Maria Fumaça” (1925), percorrendo 12km. Parte da Estação Central de Passa Quatro, até a estação Cel. Fulgêncio, com uma parada na estação do Manacá, onde foram filmadas as cenas finais da mini série Mad Maria. Visita ao Túnel inaugurado por D.Pedro II em 1884, mais tarde palco de duas revoluções 30 e 32. Horários: Sábado as 10h. e as 14:30h. Domingo: as 10h. Horários extras nas férias e feriados.

Pico do Assobio

Localizado acima do bairro da Jurema o Pico do Assobio tem 2.000m de altitude e seu acesso é feito somente a pé utilizando uma antiga estrada particular dentro de uma plantação de eucaliptos. Tem uma bela vista sobre as dezenas de outro picos menores que fica a seus pés numa extensão de mais de 50km.

Travessia da Pedra da Mina

Segundo a opinião de vários montanhistas, trata-se da travessia mais difícil do Brasil. Normalmente faz o percurso de 34km em 4 dias e 3 noites. Existe a possibilidade de reduzir o percurso em até 70% indo e voltando no mesmo dia e não optando pela travessia completa. Em ambos os caminhos os comentários são os melhores e todos se encantam com tamanha beleza. Entre vários picos no caminho o principal é o da Pedra da Mina com 2.798m de altitude.

Rio Verde

Um dos lugares mais bonitos de Passa Quatro é o Rio Verde. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina (2.797m), formando um caudaloso rio com águas frias e cristalinas, que corre entre imensas pedras em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. São dois os pontos mais procurados: Paraíso e Andorinhão, localizados entre os bairros Serra dos Lamíns e Paiolinho. Distante 8 e 12km da estrada que liga a cidade ao Ibama. Acesso difícil com trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes.

Hotel Pousada São Rafael ©     Fotos: Cesar Saullo     Designed by Altitude Studio